Benito Gama

Benito Gama

     

Notícias

Benito Gama

     

Notícias

Solenidade marca início do estudo técnico para inclusão da profissão de baiana de acarajé na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

Postado por Luzi Pimentel há 4 meses atrás, em

O estudo técnico para a inclusão da profissão de baiana de acarajé na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) teve início nesta segunda-feira (3). “O objetivo é formalizar um documento descrevendo as características das ocupações destas profissionais no mercado de trabalho brasileiro e já no final do mês de julho garantir a assinatura oficial e definitiva da inclusão na CBO”, informou o deputado federal Benito Gama (PTB-BA), que participou juntamente com a secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador (SPMJ), Taissa Gama da solenidade que conclui mais uma etapa do trâmite oficial na Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA), em Salvador. 

A oficialização deste pleito só foi possível com o empenho do deputado Benito Gama e da secretária, Taissa Gama que atuaram de forma conjunta nas esferas federal e municipal, para mudar a história destas profissionais reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Iphan, mas que trabalhavam sem a inclusão da profissão na CBO. “O deputado Benito Gama e Taissa Gama nos trouxeram esta demanda de forma honrosa e dedicada”, disse superintendente regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Gerta Schultz Fahel. “Estamos resgatando uma dívida com as baianas de acarajé”, disse o secretário-Executivo do Ministério do Trabalho, Antonio Correia.

“As baianas de acarajé passam a assumir a identidade profissional ao realizar cadastros formais para tirar documentos como RG e passaporte, ou se cadastrar como microempreendedor individual. O deputado Benito Gama foi fundamental na concretização deste pleito. Agradeço a confiança do prefeito de Salvador, ACM Neto. Depois da inclusão, juntos vamos trabalhar também com as doenças ocupacionais que é outra demanda importante e precisa do nosso apoio”, afirma a secretária Taissa Gama.

O vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis destacou o empenho do deputado Benito Gama e da secretária da SMPJ, Taissa Gama. “São resultados concretos e positivos. Tenho certeza que este será um marco importante reconhecido pelas baianas”, disse.

“A relação do PTB com o trabalho é muito forte. A história do nosso partido é a história que todos os partidos gostariam de ter. O nosso empenho em qualificar e inserir estas profissionais na CBO é muito importante para todos nós. Hoje quem tem poder no mundo é quem tem informação e qualificação. Se você tem tudo isso, o dinheiro chega. Estou muito orgulhoso do nosso trabalho e agradeço a todos nesta possível integração com as secretarias do município, prefeitura de Salvador, Ministério do Trabalho e,  incluindo também o Fundacentro. Estamos muito bem aparados no desenvolvimento dos trabalhos ”, disse o deputado Benito Gama.

O evento contou com a presença da presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivo da Bahia (Abam), Rita Santos, dezenas de baianas de acarajé entre outras autoridades.

 

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

 
voltar ao topo

Assine nossa Newsletter

Receba novidades exclusivas do Deputado por e-mail.
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!